Web Quest.
Tema
A história de Uberaba.
Tempo
O tempo para a realização da atividade
será de um mês.
Recursos
Uso de computadores na escola em uma
aula reservada só para a pesquisa e em casa para quem tiver.
Participantes
30 alunos do 5°ano
Organização
O trabalho será realizado em grupos de
no máximo 5 pessoas.
Temática
O trabalho será interdisciplinar
trabalharemos todos os conteúdos do currículo da série, português com a
produção do portfólio; história onde conhecerão a fundação da cidade bem como os
seus patrimônios culturais, artísticos, religiosos; arte com as visitas aos
museus encontrados na cidade; ciências com o meio ambiente a degradação, o lixo
e as mudanças ocorridas no ecossistema local; Geografia a localização exata no
mapa da cidade o relevo as bacias hídricas do município; matemática construção
de mapas de acordo com a população crescente a cada ano do município desde a
sua criação.
Atividade
As atividades serão de pesquisas na web,
pesquisa de campo e de entrevistas com pessoas idosas.
Informação
Procuraremos visitar sites da
prefeitura local para que não haja divergências com as informações encontradas.
Exposição
A apresentação será em SLIDES
com fotos e as informações do trabalho. Será confeccionado um
portfólio com todas as informações com introdução, desenvolvimento e conclusão.
A apresentação será para toda
a turma.
Introdução:
Uberaba História, desenvolvimento e
cultura é a apresentação ampla desta cidade situada no triangulo
mineiro no oeste de Minas gerais. Belo de ver, pelas numerosas fotos que se
abrem suas conquistas iniciais, valorizando minúcias do que se pretende
mostrar, é, em todos os aspectos, a apresentação de uma cidade
singular bem focada a modernidade e a tradição que marcam a cidade.
Uberaba
é diferenciada entre as cidades brasileiras. E pode perceber que, não sendo das
mais antigas em Minas – provavelmente fundada em 1811 ou 1810- abriga as
marcas- até mesmo para acentuar sua singularidade- dos acontecimentos
fundamentais para o rumo social e econômico do pai, tais como a Independência a
abolição e o advento da República. Às peculiaridades de uma região marginal,
periférica na economia brasileira o sertão, cenário de passagem, encontro e
confronto de paulistas, mineiros e goianos. È uma das cidades brasileiras
marcadas pelo o trem, que, por sinal chegando á região pela Companhia Mogiana em
1889, trouxe a cultura á Uberaba cidade do boi Zebu. Imprescindível,
ainda, a manifestação religiosa e a presença do sagrado, ainda mais
em se tratando de uma cidade mineira.
Tarefas
1ª Etapa: O aluno irá fazer uma
pesquisa sobre a cidade, quando foi emancipada, a cultura da cidade, as
principais religiões, os pontos turísticos etc.
2ª Etapa: Produzir um slide com
as fotos dos pontos turísticos e os distritos da cidade com um texto explicando
sua história.
Obs.: Toda atividade deverá ser feita
em grupo de 05 alunos.
Processo
Buscar informações em sites, livros e
pesquisas em campo sobre o tema.
Avaliação
Os Alunos irão apresentar seus slides
ao professor onde serão avaliadas as fotos, a formatação, os textos, as
informações sobre cada foto e o desempenho do aluno e em seguida será
apresentado para toda a escola.
Conclusões
Através desta atividade os alunos adquiriram conhecimentos sobre a cidade, sua
história, cultura e os pontos turísticos.
Ao
entendermos que a escola deve atuar na formação de alunos capazes de exercer a
cidadania, compreendendo criticamente as realidades sociais, é fundamental que
os educadores de todas as áreas do conhecimento trabalhem a especificidade das
práticas sociais. Os alunos participaram de uma discussão sobre o tema
demonstrando conhecimentos variados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário