sexta-feira, 21 de junho de 2013

WEB QUEST


Web Quest.

Tema
A história de Uberaba.
Tempo 
O tempo para a realização da atividade será de um mês. 

Recursos 
Uso de computadores na escola em uma aula reservada só para a pesquisa e em casa para quem tiver. 

Participantes 
30 alunos do 5°ano 

Organização
O trabalho será realizado em grupos de no máximo 5 pessoas.

Temática 
O trabalho será interdisciplinar trabalharemos todos os conteúdos do currículo da série, português com a produção do portfólio; história onde conhecerão a fundação da cidade bem como os seus patrimônios culturais, artísticos, religiosos; arte com as visitas aos museus encontrados na cidade; ciências com o meio ambiente a degradação, o lixo e as mudanças ocorridas no ecossistema local; Geografia a localização exata no mapa da cidade o relevo as bacias hídricas do município; matemática construção de mapas de acordo com a população crescente a cada ano do município desde a sua criação.

Atividade
As atividades serão de pesquisas na web, pesquisa de campo e de entrevistas com pessoas idosas.


Informação
Procuraremos visitar sites da prefeitura local para que não haja divergências com as informações encontradas.

Exposição
A apresentação será em SLIDES com fotos e as informações do trabalho. Será confeccionado um portfólio com todas as informações com introdução, desenvolvimento e conclusão.
A apresentação será para toda a turma.


Introdução:
Uberaba História, desenvolvimento e cultura é a apresentação ampla desta cidade situada no triangulo mineiro no oeste de Minas gerais. Belo de ver, pelas numerosas fotos que se abrem suas conquistas iniciais, valorizando minúcias do que se pretende mostrar, é, em todos os aspectos, a apresentação de uma cidade singular bem focada a modernidade e a tradição que marcam a cidade. 
            Uberaba é diferenciada entre as cidades brasileiras. E pode perceber que, não sendo das mais antigas em Minas – provavelmente fundada em 1811 ou 1810- abriga as marcas- até mesmo para acentuar sua singularidade- dos acontecimentos fundamentais para o rumo social e econômico do pai, tais como a Independência a abolição e o advento da República. Às peculiaridades de uma região marginal, periférica na economia brasileira o sertão, cenário de passagem, encontro e confronto de paulistas, mineiros e goianos. È uma das cidades brasileiras marcadas pelo o trem, que, por sinal chegando á região pela Companhia Mogiana em 1889, trouxe a cultura á Uberaba cidade do boi Zebu. Imprescindível, ainda, a manifestação religiosa e a presença do sagrado, ainda mais em se tratando de uma cidade mineira.

Tarefas
1ª Etapa: O aluno irá fazer uma pesquisa sobre a cidade, quando foi emancipada, a cultura da cidade, as principais religiões, os pontos turísticos etc.
 2ª Etapa: Produzir um slide com as fotos dos pontos turísticos e os distritos da cidade com um texto explicando sua história.
Obs.: Toda atividade deverá ser feita em grupo de 05 alunos.
Processo
Buscar informações em sites, livros e pesquisas em campo sobre o tema.
Avaliação
Os Alunos irão apresentar seus slides ao professor onde serão avaliadas as fotos, a formatação, os textos, as informações sobre cada foto e o desempenho do aluno e em seguida será apresentado para toda a escola.
Conclusões
            Através desta atividade os alunos adquiriram conhecimentos sobre a cidade, sua história, cultura e os pontos turísticos.
                Ao entendermos que a escola deve atuar na formação de alunos capazes de exercer a cidadania, compreendendo criticamente as realidades sociais, é fundamental que os educadores de todas as áreas do conhecimento trabalhem a especificidade das práticas sociais. Os alunos participaram de uma discussão sobre o tema demonstrando conhecimentos variados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário