quinta-feira, 20 de junho de 2013

Tangram na Escola.

Tangram na escola.

Estrutura Curricular
Modalidade / nível de ensino            Componente curricular             Tema
Ensino Fundamental                                   Matemática             Espaço e formas
Ensino Fundamental                                   Geografia                Localização
Ensino Fundamental                                     Artes                     Trabalho artístico
Ensino Fundamental                                   História                    Civilizações



Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula.

Contextualizar a história do Tangran;
Localizar no mapa a localização onde nasceu o tangram;
Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese;
Mostrar que a Matemática pode ser divertida;
Trabalhar a arte as cores as figuras coloridas;
 Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria;
Estimular a participação do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o intercâmbio de ideias como fonte de aprendizagem para um mesmo fim; Estimular a criatividade;
Desenvolver o raciocínio lógico e geométrico (habilidades de visualização, percepção espacial e análise de figuras);
Realizar atividades utilizando o Tangran com os recursos tecnológicos da web 2.0, tornando o aprendizado mais prazeroso e significativo.

Duração das atividades

Cinco momentos, cada um com 50 minutos de duração.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formas geométricas.
Estratégias e recursos da aula

• Google;
• Computadores com acesso a Internet;
• Recursos da web 2.0(Blog, vídeos, slideshare,MindMeister);

Primeiro momento: Será realizada uma roda de conversa sobre o tema estudado e discutido passo a passo do trabalho.


Segundo momento: Será realizada na sala de informática, com o uso dos computadores uma pesquisa sobre o tema proposto, em seguida será acessado os sites do youtube. Serão dois vídeos uma fala sobre o Rei leão “o ciclo sem fim”, e o outro fala sobre a história do tangram.



 Terceiro momento: Será passado para cada aluno uma folha já pronta com as formas geométricas do tangram para que os mesmos colorem cada forma geométrica, em seguida os mesmos irão recortar as figuras e identificar cada uma.


Quarto momento: Depois de terem  assistido o filme do rei leão os alunos irão identificar um animal visto no filme para que imaginem com o tangram ilustrar aquele animal escolhido.



      
Imagem - 01. Alunos: autor                          Imagem – 02.Alunos: autor




Quinto momento: Após a confecção das ilustrações será feito um painel onde cada aluno irá colar a sua figura autografada.


Imagem 03. Painel com figuras: Autor


Recursos Complementares

                              http://www.youtube.com/watch?v=crJEP0SP1es


Avaliação
O professor deverá estar atendo ao desenvolvimento das atividades o aluno será avaliado de acordo com a participação o envolvimento e a criatividade de cada um.


Nenhum comentário:

Postar um comentário