Tangram na escola.
Estrutura Curricular
Modalidade
/ nível de ensino Componente
curricular Tema
Ensino
Fundamental
Matemática Espaço e
formas
Ensino
Fundamental Geografia Localização
Ensino
Fundamental
Artes Trabalho
artístico
Ensino
Fundamental
História
Civilizações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula.
Contextualizar
a história do Tangran;
Localizar
no mapa a localização onde nasceu o tangram;
Trabalhar
o raciocínio espacial, a análise e síntese;
Mostrar
que a Matemática pode ser divertida;
Trabalhar
a arte as cores as figuras coloridas;
Familiarizar o aluno com as figuras básicas da
Geometria;
Estimular
a participação do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade
de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o intercâmbio de
ideias como fonte de aprendizagem para um mesmo fim; Estimular a criatividade;
Desenvolver
o raciocínio lógico e geométrico (habilidades de visualização, percepção
espacial e análise de figuras);
Realizar
atividades utilizando o Tangran com os recursos tecnológicos da web 2.0,
tornando o aprendizado mais prazeroso e significativo.
Duração
das atividades
Cinco momentos,
cada um com 50 minutos de duração.
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Formas
geométricas.
Estratégias
e recursos da aula
• Google;
•
Computadores com acesso a Internet;
•
Recursos da web 2.0(Blog, vídeos, slideshare,MindMeister);
Primeiro momento: Será
realizada uma roda de conversa sobre o tema estudado e discutido passo a passo
do trabalho.
Segundo
momento: Será
realizada na sala de informática, com o uso dos computadores uma pesquisa sobre
o tema proposto, em seguida será acessado os sites do youtube. Serão dois
vídeos uma fala sobre o Rei leão “o ciclo sem fim”, e o outro fala sobre a
história do tangram.
Terceiro momento: Será passado para cada
aluno uma folha já pronta com as formas geométricas do tangram para que os
mesmos colorem cada forma geométrica, em seguida os mesmos irão recortar as
figuras e identificar cada uma.
Quarto
momento: Depois de terem
assistido o filme do rei leão os alunos irão identificar um animal visto
no filme para que imaginem com o tangram ilustrar aquele animal escolhido.

Imagem - 01. Alunos: autor Imagem – 02.Alunos:
autor
Quinto momento: Após a confecção das ilustrações
será feito um painel onde cada aluno irá colar a sua figura autografada.

Imagem
03. Painel com figuras: Autor
Recursos
Complementares
Avaliação
O
professor deverá estar atendo ao desenvolvimento das atividades o aluno será
avaliado de acordo com a participação o envolvimento e a criatividade de cada
um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário